De acordo com a pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic), com base em dados de 2018, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (25), três novas cidades passaram a condição de metrópole, dentre elas estão Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Campinas (SP).
As três cidades passaram a figurar entre as atuais 15 metrópoles brasileiras. Com a ascensão de Campinas, único município que não é uma capital estadual, São Paulo se tornou a primeira unidade da federação a ter duas metrópoles.
Segundo o IBGE, Florianópolis, Vitória e Campinas atingiram o nível de metrópole por terem elevado o número de empresas e instituições públicas, atraindo contingentes populacionais muito significativos de outras cidades para acessarem bens e serviços.
O gerente de Redes e Fluxos Geográficos do IBGE, Bruno Hidalgo, destacou as atividades econômicas que impulsionaram o alto número de empresas nas novas metrópoles.
No caso de Florianópolis, diz o pesquisador, não só o turismo é importante para a economia, mas o estado abriga agroindústria, produção naval e atualmente é sede de varias empresas de tecnologia.
Florianópolis é conhecida também por apresentar uma alta qualidade de vida. De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, a ilha apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado muito alto, de 0,847. O que faz de Florianópolis a capital brasileira com o maior índice de qualidade de vida. Em nível de comparação e guardadas as devidas proporções, o IDH da cidade é até mesmo maior que o de Portugal (0,843).
São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus completam o grupo das metrópoles.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-06/ibge-vitoria-florianopolis-e-campinas-ganham-condicao-de-metropole
Comments